O Passaporte Qualifica está estruturado em 5 etapas:
1. Registo
2. Diagnóstico
3. Percursos Possíveis
4. Selecionar Percurso
5. Pesquisa da Oferta Educativa e Formativa
1. Registo
A primeira etapa do Passaporte consiste na disponibilização dos dados referentes à sua identificação pessoal e às qualificações concluídas ou a decorrer no âmbito do Catálogo Nacional de Qualificações e ainda outras formações profissionais não inseridas no Catálogo, registadas por entidades formadoras ou entidades empregadoras.
2. Diagnóstico
A segunda etapa da construção do Passaporte Qualifica é denominada “Diagnóstico”. Esta etapa pretende reunir informações, tendo por base a exploração de uma dimensão pessoal que permite identificar as suas motivações, expetativas e interesses, entre outros aspetos, para a procura de uma determinada qualificação.
Este instrumento sustenta-se na história de vida do adulto, no que concerne o seu percurso escolar, formativo, profissional e social. Constitui-se assim como o ponto de partida para a construção de um portefólio de desenvolvimento vocacional, sendo por isso uma atividade dinâmica e reflexiva.
3. Percursos Possíveis
Com base nos passos anteriores, são identificadas, nesta terceira etapa, percursos possíveis para a conclusão e/ou obtenção de uma qualificação.
Os percursos sugeridos, de acordo com as modalidades de ensino e formação, são organizados em função das qualificações que poderá obter e da progressão escolar a alcançar.
4. Seleção de Percurso
Em função do percurso selecionado por si, terá acesso à identificação das Unidades de Competências (UC) e ou Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) que já certificou e dos pontos de crédito que poderá capitalizar bem como das UC/UFCD e pontos de crédito que lhe faltam obter para a conclusão dessa qualificação.
5. Pesquisa da Oferta Educativa e Formativa
Nesta área terá acesso a informação mais detalhada sobre cada um dos percursos possíveis, nomeadamente as entidades de educação e formação onde poderá encontrar essa oferta de formação, assim como os locais e datas de realização das ações, tendo como referência o seu local de residência e a data da pesquisa.
Se não tiver registada informação na terceira etapa - “Percursos Possíveis” - o simulador apresentado obriga a que defina um percurso, uma saída profissional e modalidade à sua escolha, de modo a apresentar informações sobre as entidades de educação e formação e respetivas ofertas da área, no período escolhido por si.